9. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E DESENVOLVIMENTO POR PROCESSOS

Toda esta construção de um sistema de gestão só tem validade se estiver atrelada a uma cultura de planejamento e gestão por resultados. Para que isto aconteça, a Cruz Vermelha possui um Sistema de Desenvolvimento por Processos, no qual as necessidades específicas são contextualizadas e alinhadas com os objetivos institucionais, de forma a envolver todos os colaboradores no objetivo maior de prestar o melhor atendimento aos clientes do hospital

O estabelecimento de cultura de Planejamento Estratégico é constituído através de exercícios administrativos estratégicos para a alta administração, aplicados, revistos e atualizado anualmente. O calendário de planejamento é dividido em segmentos bimensais separados. O planejamento, no modelo da Cruz Vermelha subdivide-se em duas grandes áreas – A Concepção Estratégica e a Concepção Operacional e Orçamentária. Cada qual com as suas necessidades específicas e seus controles personalizados, mas ambas alinhadas com a expectativa de resultado institucional.

A implementação da metodologia de planejamento estratégico e desenvolvimento por processos da Cruz Vermelha deverá:

♦ Fornecer um referencial robusto para as ações de gestão em todos os níveis institucionais;
♦ Alinhar programas, projetos e ações institucionais para o foco estratégico preconizado pela alta administração
♦ Reunir informações estratégicas para a tomada de decisão e promover um espaço formal de reflexão para a alta administração
♦ Revelar, aspectos preponderantes que devem ser adequados dentro da instituição
♦ Identificar oportunidades estratégicas de melhorias
♦ Identificar situações de risco que possam impedir o alcance dos objetivos