8. GESTÃO SOCIAL E COMPROMISSO HUMANO

Como maior instituição humanitária do planeta, não poderia ser diferente... O Modelo de Gestão da Cruz Vermelha preconiza uma gestão social avançada e compromisso de atendimento humanizado em todas as abordagens com os clientes.

Historicamente, a Cruz Vermelha sempre esteve atrelada ao apoio e ao fortalecimento do Estado, pautada em ações que promovam o desenvolvimento e protejam a dignidade humana. Fundada no Brasil em 1908, a instituição já contribuiu em inúmeras situações para o desenvolvimento e qualificação da administração pública nas esferas Federal, Estadual e Municipal. Prova maior dos resultados obtidos é o reconhecimento nestas múltiplas esferas – Municipal, Estadual, Nacional e Internacional – da Cruz Vermelha como Entidade de Utilidade Pública e Auxiliar dos Poderes Públicos, além de várias outras outorgas conferidas em reconhecimento a excelência dos resultados obtidos. É uma instituição de alcance mundial, com presença em todos os continentes e que atua com base nos seguintes princípios:

♦ Humanidade
♦ Imparcialidade
♦ Neutralidade
♦ Independência
♦ Neutralidade
♦ Voluntariado
♦ Unidade e Universalidade

Seu primeiro presidente foi o Dr. Oswaldo Cruz, médico, patrono da Saúde Pública no Brasil, responsável pelas principais campanhas sanitaristas do início do século XX. Muitos são os exemplos do apoio incondicional da Cruz Vermelha Brasileira no Fortalecimento do Estado e na proteção da Dignidade Humana.