5. BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO FINANCEIRA

A Cruz Vermelha é uma instituição mundialmente reconhecida pela transparência de seus processos e pelos bons resultados apresentados em suas parcerias. Boa parte deste status é conferido pelas Boas Práticas de Gestão Financeira da instituição, que garantem uma utilização racional e otimizada dos recursos disponíveis.

A administração hospitalar tem muito a evoluir em eficiência e qualidade se aliar os avanços da tecnologia ao seu cotidiano. O planejamento, a documentação dos processos e o treinamento de funcionários são elementos fundamentais para o alcance dos resultados almejados.

Existem inúmeros exemplos de instituições da área da saúde que, mesmo com a excelência reconhecida em vários processos assistenciais, não conseguiram implementar melhorias na apresentação de seus resultados porque tiveram a dificuldade de estabelecer a melhor maneira de como fazer na prática. Este mar de possibilidades que diz respeito à gestão financeira envolve conceitos, é racional e exato. Sem os métodos de gestão adequados, a situação equivale a dirigir a empresa na escuridão e portanto, sujeitos a acidentes de percurso.

As boas práticas de gestão financeira da Cruz Vermelha vem de encontro com essas necessidades, encurtando o tempo e permitindo saltos de melhorias. Os termos usados para esse trabalho são dos mais diversos: consultoria hospitalar, consultoria em gestão hospitalar, consultoria em administração de hospitais, consultoria em desempenho organizacional em saúde e tantos outros, mas o objetivo deve ser um só: ajudar o hospital a melhorar a sua operação e gestão e obter os melhores resultados financeiros.

Nosso rigor processual, agregado à excelência de nossos profissionais, permite identificar os pontos críticos e indicar as ações de melhorias necessárias, com conseqüências diretas nos resultados financeiros, qualquer que seja o porte e a especialidade da instituição de saúde.

Num cenário de grande competitividade, as boas práticas de gestão financeira da Cruz Vermelha representam a solução de menor prazo e de melhor custo-benefício. Toda a experiência e o conhecimento das inúmeras parcerias das Cruz Vermelha no mundo são aplicados, em dose concentrada, de forma objetiva e eficaz, na medida certa. E o resultado aparece.